BdQNews BdCast Vídeos Palavra Nérdica Reviews Anuncie
×
Paciência você deve ter, meu jovem Padawan

Paciência você deve ter, meu jovem Padawan

Por: Tato Campos - 08.10.2020 14:21
    

Uma das mais icônicas frases de Mestre Yoda, que todos os fãs e talvez não fãs conhecem é essa, Paciência você deve ter, meu jovem padawan. E é algo bem interessante pois a Paciência é uma parte do Fruto do Espírito (Isso mesmo, no singular, pois é um conjunto de “gomos” para formar um fruto apenas, mas trataremos disso mais pra frente). Legal que se buscarmos a palavra no grego, achamos duas palavras que podem ser traduzidas como paciência, Makrothumia e Hupomone.

As duas palavras gregas consistem em um longo e grande sacrifício de espera e perseverança, então a paciência pode ser entendida como uma das características de quem tem controle emocional para manter a calma ao longo de um grande tempo de espera, controlar a ansiedade, que atinge tantas pessoas hoje em dia.

Fora os cavaleiros Jedi, temos inúmeros exemplos de pessoas pacientes, principalmente os grandes mestres de artes marciais, sejam eles de filmes, desenhos, animes ou quadrinhos, os mestres sempre dizem que a paciência é uma virtude a ser atingida pelos lutadores, e isso realmente é verdade, é uma parte do fruto do Espirito, e frutos geralmente demoram para crescer, se pensarmos que eles começam sua vida como uma semente.

As Escrituras Sagradas nos mostram alguns exemplos de pessoas pacientes, como por exemplo, Moisés, que aguentava inúmeras reclamações de todo o povo que estava saindo do Egito e indo em direção a terra prometida. Podemos ver a virtude da paciência em Abraão que já estava com cem anos, quando o filho prometido por Deus nasceu. Porém, não pense que é simples ter essa virtude, todos somos humanos suscetíveis a falhas, até mesmo o símbolo da paciência já quase a perdeu, Jó, disse em certo momento “Que esperança posso ter, se já não tenho forças? Como posso ter paciência, se não tenho futuro?”. Muitos outros relatos bíblicos nos referenciam pessoas e situações que nos confirmam que é possível criar, cultivar e multiplicar a paciência, mesmo em meio a tempos caóticos ou de sofrimento.

O ato de ser paciente é fruto de Sabedoria também. A pessoa que tem esse fruto crescido, sempre busca tempo para escolher bem as palavras antes de falar, busca também ponderar as possibilidades e possíveis cenários de consequências antes de tomar alguma decisão, enfim, o paciente busca sempre observar todas as opções antes de escolher alguma. A paciência também vem com algumas vantagens, como ignorar ofensas, evitar brigas, deixar com que os briguentos briguem sozinhos, pois a maior batalha já está vencida, a batalha contra si mesmo.

Paciência também é dita como longanimidade, característica de alguém longânimo, ou seja, de longo ânimo, que entende e estende seu ânimo, estendendo seu pavio também, renovando e reorganizando a mente, para não apenas frutificar uma das partes do fruto, mas o fruto do Espírito como um todo, moderando seu temperamento, tendo como exemplo Jesus, o Cristo.

Nunca se esqueça que o Amor, a Alegria, a Paz, a Paciência, a Amabilidade, a Bondade, a Benignidade, a Fidelidade, a Mansidão e o Domínio Próprio (obviamente tem palavras a mais que no versículo mas é uma questão de traduções mesmo) estão disponíveis a nós como partes do Fruto do Espírito, então, que possamos começar a frutificar e experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, o Criador.



LEIA MAIS SOBRE:

O Mike acabou de postar um novo vídeo no Canal. Confira ai!

RECOMENDADO PARA VOCÊ!
PUBLICIDADE