Batman: Noël é um graphic novel (estória em quadrinho) baseado no clássico romance de Charles Dickens', A Christmas Carol (Um conto de Natal), e mostra personagens icônicos tanto do universo de Dickens como do Batman.
Um conto de Natal, de Charles Dickens foi escrito em 1843 e conta a história de Ebenezer Scrooge que é um homem avarento que abomina o Natal. Numa véspera de Natal Scrooge recebe a visita do seu ex-sócio Jacob Marley, morto há sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que o seu espírito não pode descansar em paz, já que não foi bom nem generoso em vida, mas que Scrooge tem uma chance, e que três espíritos o visitarão, São eles, o Espírito dos Natais Passados, o do Natal Presente e o dos Natais Futuros.
Assim como Scrooge, Batman também é visitado pelos mesmos espíritos, porém são personagens icônicos do universo Batman da DC Comics, Batman, então, recebe a visita da Mulher-Gato, que o confronta com a pergunta “Olha no que você se tornou” Você era um herói, e por conta das perdas, ressentimentos, dificuldades, vilões, você se tornou um cara sozinho, amargurado, que não liga pra nada, violento e tudo mais, que todo mundo tem medo.
Então ele recebe a visita de Superman, que mostra a realidade do hoje. E por fim, do icônico Coringa, que o leva ao futuro, onde o Batman não existe mais e Gotham foi invadida por bandidos e psicopatas.
Logo, Batman volta a si, e acorda como um novo homem, mais bondoso, mais herói, ajuda as pessoas, faz o bem. Enfim, tem seu caráter mudado depois de um encontro com “3 espíritos” assim como Scrooge, no livro de Dickens.
Isso me remete muito aos acontecimentos da vida cristã, o Deus dos nossos antepassados nos alcança pela sua infinita Graça e Misericórdia, nós precisamos aprender a honrar nossos pais e antepassados para que possamos saber qual é nosso papel como cristãos e filhos de Deus. Assim como o nosso presente PRECISA ser um presente para alguém, nossa vida tem que fazer a diferença na vida das outras pessoas, pois como Dickens mesmo falava “o verdadeiro cristianismo é ser como Jesus em tudo”.
Agora, o ponto mais fenomenal deste paralelo é a visita do Espírito dos Natais Futuros ao Homem Morcego, o Coringa e sua representação nas Escrituras Sagradas do cristianismo. O CORINGA, que é visto como o vilão, antagonista, que vem trazer caos é a simbologia de JESUS CRISTO, na sua segunda vinda!!!
Agora que sua cabeça explodiu, já pensou em xingar até a quinta geração deste herege que lhe escreve, deixe-me dissertar sobre o assunto. Na HQ, coringa vem como o espírito dos Natais Futuros para mostrar uma realidade de como seria Gotham, se Batman não existisse, então, ele vem trazer à memória de Batman as coisas que poderiam dar-lhe esperança de voltar a ser o herói que ele, primeiramente, sonhava em ser. Jesus é a representação da Esperança da Glória, a Bendita Esperança falada em Tito 2:11. Ele vem para buscar sua noiva que será sem máculas, sem manchas, perfeita para a Sua vinda! Jesus é a visão do futuro, Jesus é a esperança da nossa vida, nós temos que ser lembrados constantemente que Ele virá e Ele buscará sua noiva, estamos nos preparando para ser essa noiva perfeita?
Ou estamos apenas vivendo como cristãos que negociam valores e princípios por medo de perdermos dizimistas nas nossas igrejas e não cumprimos a grande comissão do IDE pois precisamos “prender” os membros primeiro, para depois podermos sair e pregar o evangelho?
O Natal é a revelação da Trindade para o homem, Deus do passado mandou seu Espírito para ser presente conosco e nos lembrar que Jesus é a esperança de um Futuro glorioso, mas para isso, temos uma responsabilidade de pagar o preço de sermos cristãos e matarmos nosso eu, para que Cristo viva em nós!!!
LEIA MAIS SOBRE: