Mauricio de Sousa deseja se juntar à Academia Brasileira de Letras. O criador da Turma da Mônica enviou uma carta ao presidente da ABL e se candidatou à cadeira 8 da instituição.
Caso seja eleito, Mauricio de Sousa entra no lugar de Cleonice Berardinelli, que faleceu em Janeiro. Porém, o quadrinista disputa a vaga com o filósofo Ricardo Cavaliere.
Confia um trecho da carta:
“Penso que nossa função, como autores, é criar novos leitores.
A ABL é o centro de valorização, não apenas do autor brasileiro, mas do leitor. Sem leitor não há a mágica da literatura. E para se conquistar o leitor, a melhor época é a infância. E este o será para sempre. A Turma da Mônica hoje está em todas as plataformas de comunicação, para não deixar escapar a conexão que o futuro cobrará de todos. Posso dar esta contribuição para que o trabalho da ABL pelo estímulo à leitura por meio de seus imortais seja mais e mais reconhecido, aproximando os leitores dos nossos clássicos também por meio dos quadrinhos.”
Em 2023, Mauricio de Sousa celebra 60 anos da criação da personagem Mônica. Os gibis da turma, por sua vez, vendem cerca de 12 milhões de cópias por ano.
A eleição para a cadeira 8 da Academia Brasileira de Letras acontece no dia 27 de Abril.