Criador do Justiceiro quer desassociar personagem da violência policial
Livro/HQ

Criador do Justiceiro quer desassociar personagem da violência policial

TATO CAMPOS - 08.06.2020 11:21
    

Gerry Conway, co-criador do Justiceiro, falou várias vezes que é contra policiais usando o símbolo do personagem e agora, mostrou de maneira bem clara o motivo para isso em uma edição de 2019 da HQ.

Com o surgimento de fotos dos protestos de Black Lives Matter que mostram oficiais ostentando novamente a caveira, Conway resolveu tentar uma abordagem diferente para ressignificar a imagem e apoiar o movimento.

No Twitter, o quadrinista convoca jovens talentos para o ajudarem em um novo projeto que vai arrecadar fundos para o Black Lives Matter:





Estou buscando quadrinistas negros jovens que gostariam de participar de um pequeno projeto de arrecadação de fundos para o Black Lives Matter para recuperar a caveira do Justiceiro como um símbolo de justiça em vez de opressão policial sem lei. Responda e me siga para que possamos trocar mensagens.





Só para esclarecer, este pequeno projeto está aberto para qualquer um que queira contribuir com seu tempo e esforço. Não é um serviço remunerado, é voltado para levantar fundos para apoiar o Black Lives Matter. Espero usar vários artistas com estilos e abordagens diversas.

Isso inclui velhos da minha faixa etária também, só queria chamar a atenção de jovens artistas que precisam de exposição.





Sobre o debate se o símbolo do Justiceiro pode algum dia ser um símbolo da Justiça — eu concordo que esta é uma questão em aberto. O que ele *não* deve ser é um símbolo de opressão. E eu quero negar à polícia o uso do símbolo ao ressignificá-lo para o Black Lives Matter. Chame de ironia.

Espero que os resultados falem por si mesmos.

O Justiceiro é um anti-herói criado por Gerry Conway, Ross Andru e John Romita em 1974 que seria um antagonista recorrente do Homem-Aranha, mas acabou ganhando fama e a sua própria HQ.

LEIA MAIS SOBRE:
Licença Creative Commons Este conteúdo está licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 4.0 Brasil License.

MAIS NOTICIAS:

VOCÊ PODE GOSTAR DISSO:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Para o bom funcionamento do site, necessário aceitar os coockies. Veja quais são eles.