Tekken 8 é uma verdadeira obra prima dos jogos de luta, entenda o porquê! - Bando de Quadrados
Tekken 8 é uma verdadeira obra prima dos jogos de luta, entenda o porquê!
Review - Game

Tekken 8 é uma verdadeira obra prima dos jogos de luta, entenda o porquê!

TATO CAMPOS - 18.03.2024 10:06
    
6 min. de leitura

*** Nós, do Bando de Quadrados, recebemos o código de Review da Bandai Namco no mês de Fevereiro, por isso, nosso review de Tekken 8 é publicado após outros veículos. 


Tekken 8 vem para, realmente, estabelecer um novo patamar de qualidade para os Fighting Games, ou Jogos de Luta. A franquia em si já havia estabelecido uma nova proposta de jogos de luta nos anos 90, com sua qualidade gráfica e a gameplay diferenciada do jogo. Por isso que temos pouquíssimas franquias que são vistos como rivais, franquias estas como Street Fighter e Mortal Kombat, alguns lembram até de Super Smash Bros, mas nós preferimos colocar este último em outra categoria. 

A Bandai Namco não estava brincando em serviço quando planejou, desenvolveu, pensou nos designs, na história, nos modos, nos gráficos, na jogabilidade e nos detalhes de Tekken 8, pois o game está em um novo patamar de qualidade, algo que é novo para os jogos de luta, assim como Street Fighter 6 fez, porém, Tekken 8 segue um rumo diferente, obviamente, pela diferença de gameplay das franquias. O jogo vem corrigindo alguns erros dos games passados, fazendo com que a gameplay seja mais fluida, mostre mais agilidade na jogabilidade, deixando as lutas mais intensas. Fora isso, o game apresenta um modo história excelente, com uma conclusão muito boa, digna de cinema para Jin Kazama. 

O game não para por aí, ainda apresenta um modo online que tem partidas casuais e partidas ranqueadas para os jogadores não precisarem sair de casa para jogar contra outros jogadores. E é claro, Tekken 8 repete um modo de Tekken 3 e traz de volta o Tekken Ball, onde os jogadores precisam acertar o oponente com uma bola gigante. 

MODO HISTÓRIA 

O modo história nos jogos de luta tem ganhado um destaque maior desde Mortal Kombat 9, de 2011, que apresentou um novo padrão de qualidade narrativa para os fighting games. Tekken 6, de 2007, tentou investir em uma narrativa cinematográfica, mas ganhou mais críticas que elogios. Já Tekken 7, apesar de melhorias, não conseguiu alcançar a grandiosidade da trama entre Kazuya e Heihachi Mishima.

Com a aparente morte de Heihachi pelas mãos de Kazuya, que o arremessou em um vulcão, Tekken 8 começa com Kazuya dominando o mundo após atingir um novo nível de controle sobre o Devil Gene. Jin Kazama é encarregado de matar o próprio pai em Nova Iorque, em uma operação liderada por Lars Alexandersson. Logo no primeiro capítulo, Jin enfrenta Kazuya em uma batalha intensa, mas é derrotado e perde o controle sobre o Devil Gene, que sempre rejeitou.

Kazuya anuncia um novo The King of Iron Fist Tournament, com seletivas regionais e finais na Itália. O modo história envolve praticamente todos os lutadores de forma pontual, com destaque para novos integrantes do elenco do game, como Reina, Victor Chevalier e Azucena, além de Lars Alexandersson e Ling Xiaoyu. Claudio Serafino, Zafina.

Outro ponto alto do modo história é a  reviravolta da trama, que responde a perguntas sobre Jun Kazama antes de Tekken 3 e faz referência a Vingadores: Guerra Infinita.

O clímax de Tekken 8 é a luta final entre Jin e Kazuya, uma das mais grandiosas da história dos jogos de luta, com um desfecho marcante que deixa ganchos para Tekken 9.

GAMEPLAY

Tekken sempre se destacou por usar movimentos de artes marciais da vida real, combinando-os com combos grandiosos, resultando na criação de uma experiência única nos jogos de luta. Após um período de altos e baixos na série, Tekken 8 chega com um ponto muito alto na gameplay, trazendo uma jogabilidade mais técnica e divertida do que nunca.

A grande novidade do jogo é o sistema de heat, que privilegia a ofensividade nas lutas, tornando-as mais ágeis e dinâmicas. Cada personagem conta com golpes especiais que consomem a barra de calor, oferecendo a oportunidade de causar danos massivos ou manter o oponente pressionado.

Além disso, o jogo mantém a mecânica de Rage Art, que aumenta o dano dos golpes quando a barra de vida está baixa, tornando-a uma opção estratégica poderosa para virar o jogo. Os cenários são lindos e o game conta com uma variedade de ambientes interativos.

Tekken 8 oferece uma experiência de jogo completa e envolvente, consolidando-se como o melhor e mais completo da franquia… até o momento (comentário carregado de esperança para os novos jogos).

DETALHES TÉCNICOS 

Tekken 8 se destaca como um jogo bonito, tanto na parte gráfica, das lutas ou cutscenes do modo história, quanto em direção de arte. Os personagens estão vívidos, com particularidades e diferenças entre si, são cheios de personalidade, nas interações especiais e na expressividade durante as lutas. Os os cenários são absurdamente bem feitos e bem planejados.

Mesmo que jogue em um console de entrada como o Xbox Series S e em uma TV Full HD de 1080p, o jogador ficará impressionado com os visuais de Tekken 8 e a estabilidade do jogo para rodar a 60 FPS (frames per seconds).

Além disso, o jogo oferece inúmeras possibilidades de customização, permitindo que os jogadores personalizem seus personagens de maneira única. Essa variedade de opções de customização adiciona um elemento de diversão e criatividade ao jogo, tornando cada luta ainda mais única e pessoal.

Embora existam jogos no mercado com gráficos realistas e impressionantes, o fato é que Tekken 8 está entre os mais belos da nova geração de consoles, sem abrir mão do desempenho estável que garante a fluidez nos combates. 

A direção de arte do jogo é digna de elogios, pois é perfeitamente adequada à proposta do jogo, contribuindo significativamente para a imersão e a experiência visual do jogador. Assim como a Trilha sonora envolvente e edição de som, que também ajuda demais na experiência da jogabilidade. 

MODO ONLINE

Hoje em dia, nenhum jogo de luta, por melhor que seja, consegue se sustentar por muito tempo se não apresentar um bom modo online. Tekken 8 chegou muito bem nesse quesito. Durante os testes, não apenas jogamos várias partidas ranqueadas e casuais, sendo que todas com o cross-play entre consoles e PC ativado, resultando na grande maioria das partidas apresentando conexões extremamente estáveis, como vimos muitos vídeos de partidas online, e quase nenhum apresentava lags ou intermitências.

O Saguão do Batalha, Tekken Fight Lounge, se mostrou ser um ótimo recurso, permitindo interações sociais, disputa de partidas e personalização de avatares. O modo Tekken Ball, que mistura jogo de luta com vôlei de praia, também funcionou muito bem online.

CONCLUSÃO

Tekken 8 chegou com uma voadora de dois pés no peito do universo dos jogos de luta. Estabelecendo um novo (e sensacional) patamar de qualidade visual, gráfica, sonora e de jogabilidade para os jogos de luta. Ouso mencionar que Tekken 8 é um dos, senão O, melhores e mais completos jogos de luta em 3D até o momento. Porém, por apresentar tudo que apresenta, deve manter seu trono por muito tempo.

Tekken 8 merece 5 Quadrados de qualidade!!! 

LEIA MAIS SOBRE:
Licença Creative Commons Este conteúdo está licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 4.0 Brasil License.
Ouça o BdCast

OUTROS ARTIGOS PARA VOCÊ LER:

VOCÊ PODE GOSTAR DISSO:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Para o bom funcionamento do site, necessário aceitar os coockies. Veja quais são eles.