Uma reflexão sobre o amor... - Bando de Quadrados
Uma reflexão sobre o amor...

Uma reflexão sobre o amor...

POR: TATO CAMPOS - 11.10.2016 10:08
7 min. de leitura

Então vamos para a Bíblia...

1 Corintios 13, é um texto muito legal, muito bonito, muito usado pelos crentes para explicar o amor, o amor de Jesus, o amor entre pessoas, enfim... Amor!!!
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
1 Coríntios 13:4-10

Belo texto né? Mas o quanto disso é real na nossa vida?
Vejo que nós nos deparamos com várias situações que nos põe a prova todos esses adjetivos que o amor tem, e muitas vezes falhamos não é mesmo?
Vamos analisar algumas coisas, o texto que descreve o amor começa com “o amor é paciente” PACIÊNCIA, isso é uma virtude que vem com o amor. Agora vamos analisar, um cara que está orando com uma moça, se o maninho ama mesmo a menina, ele estará disposto a realmente esperar, esperar um tratamento de Deus na vida dos dois, esperar a menina ter a resposta da oração dela, esperar SER a resposta da oração da menina.

O Amor é bondoso, será que quando amamos alguém nós fazemos atos de bondade simplesmente por amor, ou por benefício próprio? Damos carona, pagamos o rolê depois do culto, levamos presentes, ajudamos em oração, ajudamos em qualquer coisa, simplesmente porque amamos a pessoa, ou estamos querendo acelerar as coisas para “nos darmos bem”?
Não inveja, não se vangloria e não se orgulha... Então o mesmo irmão e a mesma irmã, que estão orando, será que é certo eles terem ciúmes dos amigos, das curtidas nas fotos, dos comentários nas fotos?? Se realmente amam um ao outro, cadê o amor que não inveja? Cadê o amor sem ciúmes, que não se orgulha de possuir a pessoa? Afinal alguém não é um objeto de prazer, as pessoas entram num relacionamento para glorificar o nome de Deus!!

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira, não guarda rancor... Então né... e agora? Vamos dar motivos pra pessoa que amamos chorar? Vamos tentar sempre fazer a nossa vontade? Vamos brigar quando não temos a nossa vontade feita? Vamos guardar coisas para jogar na cara depois? Se realmente amamos alguém, a nossa felicidade passa a ser fazer a outra pessoa feliz, e vice versa. Deus honra nossas escolhas, mas temos que escolher amar a pessoa todos os dias acima de todas as circunstancias que a vida pode nos apresentar, ai sim Deus honra, pois Amar a Deus sobre todas as coisa, e logo depois a pessoa é a melhor escolha diária que podemos fazer.

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera... Agora começa a ficar mais complicado né? Acho que podemos parar por aqui e ficamos de boa... NÃO!!! Pois quando realmente amamos uma pessoa, quando escolhemos amar essa pessoa todos os dias, quando Deus está no nosso foco, e nos guia para amar essa pessoa, nós estamos dispostos a esperar, a crer que Deus está no controle, que a benção é nossa, estamos dispostos a sofrer, mas não é sofrer de sofrência ou sofrimento de perdas etc, mas é um sofrimento de estar cobrindo a pessoa em oração, se colocando na brecha para pedir proteção para a pessoa, “maridos, amem suas esposas assim como Cristo amou a igreja” qual foi a maior prova de amor de Cristo senão a morte, não incentivo ninguém a morrer de amor, mas será que amamos a pessoa a ponto de querer sofrer algumas perdas na nossa vida para fazer a outra pessoa feliz? Será que pensamos que se comermos um lanche menor, a gente pode pagar pra outra pessoa, será que pensamos que se ficamos sem nosso chocolate diário, conseguimos dar um pequeno mimo pra pessoa amada? Amor tudo sofre, pois não é mais um sofrimento, quando entendemos o tudo crê e o tudo espera, quando estendemos que Deus está na frente de tudo, não é mais um sofrimento, então o amor já sofreu, sofreu a morte do nosso ego, para termos extrema felicidade em fazer a outra pessoa feliz, assim como antes apontado aqui.

O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. O amor não acaba, não é como a paixão, ou como a atração física, que muitos chamam de química entre o casal, o amor é algo que dura, é uma certeza em nosso coração, o amor é algo que demora para crescer, que demora para amadurecer, pois tudo que vem fácil, vai fácil... tudo que recebemos com demora, quando reconhecemos que é Deus quem está nos dando, tudo que lutamos para que valha a pena, damos mais valor, temos um carinho a mais... o próprio texto bíblico nos diz que várias coisas passarão, ou seja, muito tempo vai passar, mas o amor não vai acabar, pois o que é perfeito e vem de Deus expulsa o que é imperfeito para longe.
Amor é algo mais complexo que apenas abraços e beijinhos, é quando colocamos a nossa prioridade de vida sendo a outra pessoa. Todos nós erramos em vários desses pontos, somos humanos e sozinhos não conseguimos, mas tudo fica mais descomplicado quando Deus está no comando, quando colocamos Deus como nosso foco... Quando Deus está no foco de um casal que se une para glorificar a Deus, ai sim, eles aprendem essas coisas, que na teoria é muito bonito, mas na prática, temos a tendência de tomar as rédeas da nossa vida e tentar vencer por nós mesmos... Mas aprendo muito com Deus, que Ele é que está nas rédeas da nossa vida, Ele tem o tempo dEle, Ele sabe o que faz, sabe quem Ele junta, sabe como Ele junta, sabe quando Ele junta... Então nosso papel é apenas confiar em Deus...

Precisamos sim, conhecer a pessoa, homens, precisamos muito amar nossas varoas como se elas fossem a única mulher do universo, temos que cuidar dela como se ela fosse a Imperatriz do nosso universo, precisamos ter felicidade em fazê-la feliz. Mulheres, vocês precisam sim, ser submissas ao varão, quando ele quer conduzir o relacionamento para mais perto de Deus, precisam buscar sabedoria para que seu lar seja edificado. Mas os dois tem que buscar a Deus, não para serem robôs que simplesmente casam pra ser mais um casal.. mas que se relacionem para serem referência, para serem exemplo de vida, para realmente terem vidas que glorifiquem a Deus.

Deus abençoe!

 

Tato Campos
Musico, Chef, Co-Fundador do Bando de Quadrados, Nerd por natureza, Tem piadas ruins... Mas acima de tudo, busca a vontade de Deus sempre.

LEIA MAIS SOBRE:
Licença Creative Commons Este conteúdo está licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 4.0 Brasil License.
Ouça o BdCast

OUTROS ARTIGOS PARA VOCÊ LER:

VOCÊ PODE GOSTAR DISSO:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Para o bom funcionamento do site, necessário aceitar os coockies. Veja quais são eles.