Todas as cores de Sabre de Luz e o que elas significam
Todas as cores de Sabre de Luz e o que elas significam

Especial27.11.2019 20:04      

Há menos de um mês do lançamento de Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker, para aumentar a hype desse universo fantástico que George Lucas criou, vamos falar um pouco dos sabres que os guerreiros Jedi e Sith usam na franquia, suas cores e o que cada cor significa. Muitos acreditam que um sabre de luz é apenas uma espada normal, mas é muito mais do que isso, outros acreditam que sua cor é definida pela personalidade ou pelo grau do usuário. 

 

Exemplo seriam, Padawans usariam azul, mestres, verde e vilões, vermelho. Mas, na verdade, o cristal utilizado na construção do sabre é quem vai determinar a cor. Estes importantes cristais são chamados Kyber, e são cristais quase orgânicos, pois são vivos, sentem o usuário e cada cristal acha seu guerreiro.

 

Uma importante parte do treinamento de um Padawan, é construir o seu próprio sabre de luz. O cristal é essencial a essa construção, pois ele definirá o tamanho do sabre, largura, cor e dará o poder do sabre. E o aprendiz de Jedi tem que encontrar o Kyber em sua jornada.

 

O Padawan, então, é atraído por um cristal Kyber específico, e se pode dizer que é o cristal quem escolhe o seu usuário, como já explanado aqui. Os cristais Kyber são achados, geralmente, nos planetas Ilum e Lothal, mas podem ser encontrados por toda a galáxia.

 

Inicialmente, o cristal não têm cor própria definida até ser encontrado e encontrar seu Padawan. Os dois (Guerreiro e Cristal) criam uma ligação, um laço, e a cor surge, transformando o cristal no coração do seu sabre de luz.

 

Até pouco tempo atrás, existia uma teoria de que os sabres de luz de cor vermelha eram energizados por cristais Kyber artificiais, apenas para demonstrar que o guerreiro era um Sith. Mas com o lançamento do livro Ahsoka, o autor E.K. Johnston escreveu um capítulo sombrio no cânone de Star Wars.

 

Os cristais Kyber só se revelam aos usuários da Força que eles desejam, mas essa ligação não existe com aqueles do lado negro. Um Sith só consegue coletar os cristais se os roubar ou se corromper o que é já ligado, se caso o Sith for um Jedi corrompido. Então o Cristal sofre, recebendo as dores, sofrimento e raiva do usuário “sangrando” até se tornar vermelho, manifestando visualmente no sabre de luz dos Sith, que é característico e icônico na franquia. 

 

Porém cada cor tem um significado, pois existem mais que três cores que estamos acostumados a ver, Azul, Verde, Vermelho. Temos ainda os sabres Amarelos, Roxos, Laranjas, Brancos e Pretos, e cada um deles possui uma característica única ligadas aos seus usuários. Siga essa lista que fizemos e veja qual cor seria seu sabre de luz, se por acaso, você achar um cristal, já começa sua jornada de Jedi ou Sith com nosso conhecimento sobre os sabres.





AZUL

 

A cor mais comum no universo Star Wars. O azul é associado aos Jedi Guardiões, os guerreiros que focam seu treino no combate e que dominam o uso do Sabre de Luz. Os Cavaleiros Jedi que são exímios duelistas usam a cor azul, mesmo quando são honrados com título de mestre.

 

As características associadas à cor azul são a proteção, justiça e intelecto.

 

Grandes exemplos de usuários: Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker, Kanan Jarrus, Ezra Bridger, Shaak Ti, Agen Kolar, Ki-Adi-Mundi, Barriss Offee, Jocasta Nu, Aayla Secura, Plo Koon, Kai Justiss, Sora Bulq e Ferren Barr.



VERDE


A cor mais utilizada pelos Jedi Consulares, os Jedi que procuram mais a diplomacia e a disciplina mental na hora de lutar contra o lado negro da Força. A Conexão com a força dos usuários dos sabres verdes é mais forte, guerreiros notáveis quando usam o sabre, tentam evitar ao máximo o uso do mesmo, usam muito truques mentais e durante as batalhas usam muito livremente a força a seu favor.

 

Os valores associados ao verde são a paz, harmonia e o equilíbrio mental.

 

Grandes exemplos de usuários: Luke Sywalker, Yoda, Qui-Gon Jinn, Quinlan Vos, Depa Billaba, Bultar Swan, Stass Allie, Luminara Unduli, Kit Fisto, Eeth Koth e Kirak Infil'a.



VERMELHO


O sabre de luz vermelho é um dos mais conhecidos do universo Star Wars, esses sabres são usados pelos Siths, o sabre de luz recebe essa cor vermelha devido o cristal estar em contato com o lado negro da força fazendo com que o mesmo sofra.

 

Grandes exemplos de usuários: Conde Dookan, Darth Vader, Kylo Ren, Darth Maul, Savage Opress, Asajj Ventress, os inquisidores imperiais.

 

Existiu apenas uma Jedi que usou um sabre Vermelho, no Universo Expandido, quando o link espiritual com os cristais ainda não era cânone e ainda não fora descoberto, a mestre Adi Gallia usava um sabre Carmesim, porém para não parecer uma Sith ou uma Traidora, ela precisou achar outro cristal para seu uso.



ROXO 


Uma cor rara de se ver. Mas quando surge, pode ser considerado de uso de um Jedi Sentinela. O roxo é ligado a Jedi com um estilo mais agressivo. É conhecido por ser a cor de Sith que se transformaram em Jedi, buscando redenção pelos erros do passado. Passando a ideia que mesmo que o usuário seja do lado da luz da força, existem resquícios do lado negro no guerreiro que usa o sabre roxo.

 

Os valores associados ao Roxo são: ambiguidade moral, redenção e transformação.

 

Sabre de luz utilizado por Mace Windu e Mara Jade Skywalker. Esta última que é a esposa de Luke Skywalker, inicialmente uma sith assassina de aluguel, mão do imperador, buscou redenção no lado da luz, após vários acontecimentos, casou com Luke e gerou um filho que cedeu ao ladro negro, Jason Skywalker. Podemos até fazer um artigo sobre a família Solo e Skywalker, eles tem histórias incríveis. 



AMARELO


Frequentemente utilizado por Jedi Sentinelas, os Jedi dedicados à patrulha do universo. São guerreiros de uma subdivisão da Ordem Jedi que busca equilíbrio entre as duas extremidades dos Jedi, os Jedi Consulares e os Jedi Guardiões. Possuem habilidades de combate adequadas e grande conhecimento sobre a Força. Junto com esse conhecimento conjunto de combate e Força, também possuem excepcionais habilidades não relacionadas com a Força, em áreas como a segurança, computadores, técnicas de fuga, demolição, reparação ou medicina. Suas atividades são mais próximas da espionagem e buscam a destruição do lado negro.

 

Cor associada à criação de ciladas, à busca incessante pelos inimigos e à vigilância.

 

Sabre de luz utilizado por Plo Koon, Yarael Poof e os Guardiões do Templo Jedi.



LARANJA


Essa cor de sabre tem sua origem nos cristais encontrados em planetas extremamente quentes, e por isso ganham essa cor. Sabres de luz laranja são famosos por serem muito poderosos e muito fortes, se bem utilizados.

 

Os valores associados ao Laranja são: poder e raridade

 

Sabre de luz utilizado pelos descendentes dos poucos sobreviventes da Queda da Ordem Jedi.



BRANCO


Ahsoka Tano foi a primeira personagem a utilizar sabre de luz branco, simbolizando a sua separação da Ordem Jedi, e ela “ganhou” o seu par de sabres brancos após derrotar o Sexto Irmão, um Inquisidor Imperial, e curar os cristais utilizados por ele.

 

Um cristal Kyber tocado pelo lado negro perde a sua cor original, sangrando e se tornando vermelho, porém, é possível curá-lo. Mas quando a cura acontece, ele se transforma em um cristal branco.

 

Nos quadrinhos Star Wars Legado, esta era a cor exclusiva dos Cavaleiros Imperiais.

 

Os valores associados ao Branco são: Serviço e dedicação a algo maior que você mesmo.

 

Sabre de luz usado por Ahsoka Tano e os Cavaleiros Imperiais.



PRETO

Existe apenas um sabre de luz negro, também conhecido como Darksaber. Bem diferente dos outros sabres de luz e tem o aspecto mais próximo ao de uma espada convencional, inclusive em seu formato de lâmina. É uma arma experimental, envolta em mistério e extremamente antiga.

 

Darksaber foi construído por Tarre Vizsla, o primeiro Mandaloriano a se juntar a ordem dos Jedi, centenas de anos antes da Guerra dos Clones. Durante essa guerra, Darth Maul roubou a arma e atualmente não se sabe do seu paradeiro. Interessante ressaltar que os últimos usuários do Darksaber não era usuários da força, eles eram apenas caçadores de recompensa.

 

Seu significado é outro mistério a desvendar.

 

Sabre de luz usado por Darth Maul, Sabine Wren, Bo-Katan Kryze e Pre Vizsla.



CORES PERDIDAS 

 

Mara Jade, antes de se tornar Mara Jade Skywalker, quando ainda era a mão do imperador, antes mesmo até de receber a missão para matar Luke Skywalker, usava um sabre de cor Magenta.


Lowbacca, o sobrinho de Chewbacca, foi aluno de Luke Skywalker e usava um sabre de luz Bronze.


Kyle Katarn foi um famoso e poderoso mestre Jedi que era um Stormtrooper. Ele já foi visto usando um sabre Azul, um Verde e um Laranja, este que utilizou por muitos anos.



Leia mais sobre:


O Mike acabou de postar um novo vídeo no Canal. Confira ai!


Tato

"Qual seria sua cor?"

Siga o BdQNews
nas Redes Sociais:
     


RECOMENDADO PARA VOCÊ!
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE