A Microsoft revelou, em uma apresentação, os primeiros detalhes e aparência do Windows 11, seu novo sistema operacional.
O sistema terá sua interface retrabalhada, e contará com uma nova barra de ferramentas onde os ícones estarão centralizados, as janelas terão bordas arredondadas e ainda vem com opção para modo noturno e uma barra lateral com notificações e calendário.
O foco do Windows 11 é ter uma plataforma multitarefa, oferecendo simplicidade e rapidez para usuários que usam várias janelas, programas e aplicativos ao mesmo tempo. Pensando nisso, o sistema chega com um recurso chamado Snap Layouts, que permite disposições personalizadas e mais fluidez de navegação.
O botão Iniciar continua com blocos dinâmicos de funções, aplicativos e documentos, mas fica separado da busca. O Windows 11 vem com um feed personalizado, chamado Windows Widgets, que terá recursos variados, como notícias, clima e mapas.
Além disso, contará com integração com o Microsoft Teams e Xbox, suporte para Auto HDR, tecnologia DirectStorage, Xbox Game Pass e xCloud.
A Microsoft Store também ganhou um redesign. A loja digital terá aplicativos de Android e do Adobe Creative Suite nativos.
O Windows 11 pretende ter uma melhor performance. As atualizações do Windows serão 40% menores, podendo acontecer em segundo plano.
Ainda não foi divulgada uma data de lançamento para o Windows 11, mas a Microsoft afirma que será uma atualização gratuita para usuários de Windows 10 ainda em 2021.