O último capítulo do mangá de Dragon Ball Super está preparando um cenário para uma emocionante batalha. Enquanto Vegeta e Goku embarcam separadamente em sessões de treinamento, a trama sugere que existe um guerreiro diferente que domina a técnica do Ultra Instinct.
Durante todo o treinamento, Goku tenta desbloquear mais uma vez seu poder de Ultra Instinct enquanto obtêm ajuda de Merus, o agente de elite da Patrulha Galáctica. Goku mostrou frustração ao perceber que o Ultra Instinct exige que ele esvazie a mente mesmo que esteja com as emoções a flor da pele. É então que Merus responde com uma instrução surpreendente.
“Raiva, tristeza, alegria, essas emoções fortes podem se traduzir em poder. Assim como sua transformação em Super Saiyajin. Mas a técnica que você procura é oposta a isso. Ela só será ativada quando você conseguir autocontrole diante de um acontecimento chocante. Esse é o Ultra Instinct”, disse Merus.
Para Goku, o conhecimento de Merus significa que: o próprio Merus domina a técnica. No entanto, nada foi confirmado ainda. Pelo menos, não oficialmente, já que ele sugere esse fato quando leva Goku para uma Câmara de Espírito e Tempo, com a promessa de revelar um poder muito grande.